Nutrição com a Adriana

Eu sou a Adriana e sou nutricionista desde 2016. Estou ligada desde então à nutrição desportiva, mas também à nutrição clínica.
Aqui, na Maggá, vou essencialmente falar-vos de assuntos ligados a nutrição de uma forma simples, temas ligados à actualidade, para ajudar-vos a mudar o vosso estilo de vida. Espero que gostem!

Segundo a Direção Geral de Saúde, uma alimentação para ser saudável, deve ser completa, equilibrada e variada, de modo a proporcionar energia adequada e bem-estar físico diário. Uma alimentação saudável e equilibrada é um fator importante no ganho de saúde.

Mas a nossa alimentação saudável também pode ajudar o nosso planeta.

A alimentação saudável e sustentável tem por base baixar o impacto ambiental, preservar os ecossistemas e a biodiversidade através da modificação da produção, tecnologia e distribuição dos sistemas alimentares. Ao promover uma alimentação saudável e equilibrada, saúde e bem-estar físico, mental e social, estamos a garantir segurança alimentar, respeito pela cultura, pela gastronomia e pela produção de cada região do país. Algumas particularidades são destacadas como a preservação da biodisponibilidade dos alimentos, evitando a exploração excessiva dos recursos, minimiza também a presença de agentes patogénicos, contaminação, toxinas, antibióticos, plásticos e seus derivados na produção e/ou nos alimentos, evitando assim os alimentos processados e ultraprocessados, privilegiando os alimentos da natureza. Também importante garantir o consumo de água como a principal bebida e evitar ao máximo o desperdício alimentar. 

Sendo assim a nossa escolha alimentar diária deverá ser de acordo com a nossa roda dos alimentos e com a dieta mediterrânea, tendo por base a diversidade e o equilíbrio, contendo todos os alimentos nos nossos pratos diariamente, fazer atividade física e proporcionar uma saúde mental, de forma a reduzir o impacto ambiental e a nossa saúde.

Shop now

You can use this element to add a quote, content...