Os 5 R’s

A esta altura, temos de começar a ponderar alguns pontos, sabendo que a nível mundial, o tratamento de resíduos não é sustentável. Existe uma mentalidade consumista, criada ao longo dos anos, que resultou num aumento exponencial da produção em massa de resíduos. Também é conveniente à maior parte dos consumidores, diga-se. Calcula-se que, todos os anos, são produzidos mais de dois biliões de toneladas de lixo. A maioria deste lixo acaba em aterros e oceanos.

Com esta informação, devemos começar a focar-nos nas pequenas coisas que podemos mudar no imediato, e que fazem diferença! O modelo dos 5 R’s é perfeito para nos ajudar a reduzir a quantidade de resíduos que produzimos diariamente, e / ou dar-lhes uma finalidade o mais ecológica possível:

  • Refuse (recusar) – Se não necessitamos, não aceitamos. Entender que não necessitamos de algo, no início é difícil. Aprender a olhar para cada item com um sentido crítico e avaliar se terá utilidade para nós.
  • Reduce (reduzir) – Ponderar o que compramos, e comprar apenas o que realmente precisamos.
  • Reuse (reutilizar) – Se podemos dar uma nova vida ou nova utilidade a várias coisas que que temos em casa, porquê comprar novo? Exemplo: frascos de vidro – lavem, removam o rótulo, e fica ótimo em qualquer cozinha ou despensa para preservar o que compramos a granel. Puxem pela imaginação!
  • Recycle (reciclar) – Tudo aquilo que não conseguimos reutilizar, ou recusar, deverá ser colocado no ecoponto correto, para ser devidamente reciclado.
  • Rot (compostar) – Sabiam que a decomposição de matéria orgânica em aterros leva à produção de metano, que é um dos causadores do efeito de estufa? Compostar: este é dos pontos que infelizmente é complicado de aplicar num apartamento. Temos de ser criativos: aqui por casa, colocamos os restos orgânicos durante a semana num reservatório com tampa, e entregamos na Quinta Courela dos Pegos, perto de nossa casa (já agora, os cabazes deles são de chorar e o João é um amor de pessoa).

Shop now

You can use this element to add a quote, content...