Reduzir em tempos de pandemia

A verdade é que, com a pandemia, com o Home Office e as escolas fechadas, consumimos muito mais em casa do que anteriormente. Toda a gente aprecia café e nós não somos exceção (off-topic: a seguir à água, o café é a bebida mais consumida no mundo, e segundo os queridos da Mind The Trash, encontra-se em segundo lugar, logo a seguir ao petróleo, quando se fala dos produtos mais consumidos no mundo).

Utilizávamos cápsulas, assim como grande parte dos utilizadores portugueses – no nosso caso Delta Q. O tempo de decomposição de cada cápsula é de 150 a 500 anos. A partir do momento em que percebemos que fazemos lixo em demasia, tudo nos faz confusão. Começámos uma guerra contra as cápsulas.

O primeiro passo foi perceber como poderíamos reciclar as cápsulas: após pesquisa, encontrámos na Wasteapp, onde podemos consultar que destino dar a vários resíduos que não podem ser colocados nos ecopontos. Mas ainda existiu outra dificuldade: só conseguimos depositar as cápsulas a mais de 10 kms de nós – não dá muito jeito, certo? 

Foi aí que nos deparámos com a Recapsulando. A Recapsulando cria cápsulas reutilizáveis de aço inoxidável (neste momento têm para Nespresso, Dolce Gusto, Delta Q e Pingo Doce). Contam também com uma calculadora que ajuda a perceber em quanto tempo podem pagar a vossa cápsula. Fazendo um exercício simples: se forem duas pessoas a beber 3 cafés por dia, por ano estão a gastar 2190 cápsulas, numa única casa! Além de ser mais sustentável, reduzir o uso do plástico, ainda conseguimos acabar por poupar dinheiro a longo prazo, além de conseguirmos escolher o tipo de café que queremos consumir! Mesmo sabendo que são feitas de aço inoxidável, as cápsulas da Repcasulando impressionaram-nos bastante pelo peso, portanto acreditamos que dure bastante tempo.

Agora, no fim de usar as nossas novas cápsulas reutilizáveis, o café vai para o nosso composto, e eliminamos por completo o desperdício no processo de tirar cafés, aqui em casa!

Esta foi a nossa opção para resolver o problema que tínhamos com o café aqui em casa, mas não é a única. Tudo isto para vos dizer: se há algo que vos faz confusão, pesquisem por uma solução que reduza o vosso impacto, ou até eliminar o impacto, como neste caso!

Se nos acompanham, talvez já saibam, mas nós, como família, não tínhamos ideia do impacto negativo que criamos. Este foi um dos passos, pequeno, mas que será importante, um de cada vez!

Shop now

You can use this element to add a quote, content...